Mesmo redatores profissionais cometem esse erro: descrevem produtos que simplesmente “descrevem seus produtos”. A descrição do produto precisa vender o produto. Isso é primordial.
O que é uma descrição do produto?
Uma descrição do produto é o marketing que explica o que é um produto e por que vale a pena comprar. O objetivo da descrição de um produto no e-commerce é fornecer aos clientes detalhes sobre os recursos e benefícios do produto para que eles se sintam na obrigação de comprar.
A descrição não deve somente conter os recursos e características do produto. Ela deve, além de estabelecer a autoridade da sua loja, ser uma descrição que influencia positivamente sua estratégia de SEO.
Pensando nisso, separei oito maneiras simples, embora persuasivas, para você usar quando for descrever seus produtos no e-commerce:
1. Concentre-se no seu comprador ideal:
Quando você escreve uma descrição do produto com uma enorme multidão de compradores em mente, suas descrições se tornam insatisfatórias e você acaba não se dirigindo a ninguém.
As melhores descrições de produtos abordam seu comprador ideal, diretamente e pessoalmente. Você faz e responde perguntas como se estivesse conversando com eles, escolhe as palavras que seu comprador ideal usa, usando sempre a palavra “você”. Comece imaginando que tipo linguagem ele gosta, se humorada; quais as palavras ele odeia; quais as perguntas ele pede que você responda.
Pense em como você falaria com seu comprador ideal se estivesse vendendo seu produto na loja, cara a cara. Agora, tente incorporar esse idioma ao seu site para que você possa ter uma conversa on-line similar que ressoe mais profundamente.
2. Atraia benefícios:
Quando vendemos nossos próprios produtos, ficamos animados com recursos e especificações. Vivemos e respiramos nossa empresa, nosso site e nossos produtos.
O problema é que nossos compradores em potencial não estão tão interessados em recursos e especificações comuns; eles querem saber o que há para eles. Por isso, você precisa destacar os benefícios de cada recurso.
Considere o benefício de cada um dos seus recursos. Como o seu produto faz com que seus clientes se sintam mais felizes, mais saudáveis ou mais produtivos? Quais problemas, falhas e aborrecimentos seu produto ajuda a resolver?
O segredo não é vender apenas um produto e sim uma experiência.
3. Evite frases sim, é claro!
Quando estamos presos a palavras e não sabemos mais o que adicionar à descrição do nosso produto, muitas vezes adicionamos algo sem graça como "excelente qualidade do produto".
Isso é uma frase sim, é claro! Assim que um comprador em potencial lê uma excelente qualidade de produto, ele pensa, sim, é claro; é o que todo mundo diz. Já ouviu alguém descrever sua qualidade de produto como média, não tão boa ou mesmo ruim?
Você se torna menos persuasivo quando o comprador em potencial lê a descrição do produto e começa a dizer sim, é claro para si mesmo. Para evitar essa reação, seja o mais específico possível.
Detalhes do produto adicionam credibilidade e vendem seu produto. Você nunca pode incluir muitos detalhes técnicos nas descrições de seus produtos. Seja específico.
4. Justifique usando superlativos:
Superlativos soam insinceros a menos que você prove claramente por que seu produto é o melhor, o mais fácil ou o mais avançado.
Se o seu produto for realmente o melhor, e proporciona um benefício matador, forneça uma prova específica de porque é esse o caso. Caso contrário, mude o texto ou cite um cliente que diz que seu produto é o mais maravilhoso que já usou.
5. Apelo à imaginação dos seus leitores:
Pesquisas científicas provaram que, se as pessoas seguram um produto em suas mãos, seu desejo de possuí-lo aumenta.
Você está vendendo on-line. Imagens ou vídeos grandes e nítidos podem ajudar, mas também há um truque de redação para aumentar o desejo: deixe seu leitor imaginar como seria possuir seu produto. Desperte a imaginação de seu cliente.
Para praticar essa técnica de redação, comece uma frase com a palavra imaginar e termine sua sentença, ou parágrafo, explicando como seu leitor se sentirá ao possuir e usar seu produto.
6. Conte mini-histórias:
Incluir histórias curtas nas descrições de seus produtos diminui as barreiras racionais contra as técnicas de persuasão. Os vendedores de vinho fazem muito isso. Costumam incluir histórias curtas sobre os produtores de vinho.
Quando se trata de contar uma história sobre seus produtos, você deve se atentar ao seguinte:
Quem está fazendo o produto? O que inspirou a criação do produto? Quais obstáculos você precisou superar para desenvolver o produto? Como o produto foi testado? 7. Seduza com adjetivos sensoriais:
Adjetivos são palavras complicadas. Muitas vezes eles não adicionam significado às suas frases, e é melhor excluí-las. No entanto, os adjetivos sensoriais são palavras poderosas, porque fazem com que o leitor experimente seu produto durante a leitura.
Encante seus leitores com descrições de produtos que dão vivacidade. Pense em palavras como aveludadas, suaves, nítidas e brilhantes.
Os restaurantes sabem disso há muito tempo: as palavras sensoriais aumentam as vendas, porque envolvem mais poder de processamento cerebral.
8. Inclua uma prova social:
Quando os visitantes da Web não têm certeza sobre qual produto comprar, eles procuram sugestões sobre o que comprar. Eles são frequentemente influenciados por comprar um produto com o maior número de comentários positivos.
A maioria dos compradores é atraída para comprar algo que é popular. Quando se trata de seu site, destaque os produtos que são favoritos dos clientes.
Viu como é importante escrever descrições de produtos atraentes? Então, a partir de hoje, conte histórias e explique até mesmo os menores detalhes do seu produto. Faça um esforço para não ser entediante e, em vez disso, encante seus visitantes com descrições sedutoras e o mais importante: escreva com entusiasmo porque a sua paixão pelos seus produtos é contagiante.
Boas vendas!