Um recurso que está tendo destaque nessa época de quarentena são as LIVES do Instagram. Basta acessar a ferramenta que você logo percebe várias pessoas “AO VIVO”. A grande vantagem desse formato é sua entrega orgânica - entregar seu conteúdo sem a necessidade de anúncio / verba de tráfego.
Ao iniciar uma LIVE a sua base de seguidores recebe um aviso e podem acompanhar imediatamente o que está acontecendo. Caso ele clique em assistir e passe a interagir com a LIVE, cria-se uma informação que afeta diretamente o algoritmo do Instagram e informa para a plataforma que o espectador se interessa por seu conteúdo, consequentemente, a entrega de seus conteúdos futuros será ainda maior pra ele.
Nós sabemos que a entrega orgânica das plataformas é irrisória. Beira a zero. E isso acontece por 2 principais motivos:
1 - O espaço no seu feed é limitado
Se você acessar o Instagram e rolar seu feed durante X minutos, você verá uma quantidade Y de conteúdo. Logo, se há mais quantidade de conteúdo disponível do que você consegue ver a plataforma precisa escolher o que te mostrar e o que não te mostrar. Essa escolha é feita pelo tal algoritmo que falamos acima. Ele classifica coisas que você prefere em detrimento a outras e traz elas para perto de você.
2 - As plataformas vivem disso
Ao criar uma conta em uma rede social você não paga nada por isso. Você pode usá-la eternamente sem qualquer custo. Mas como assim? Como o Facebook, instagram e etc são empresas que valem milhões se nós não pagamos nada para utilizá-las? Simples. Geralmente quando você não paga por um produto, você torna-se o produto.
As plataformas usam seu acesso para vender sua audiência a empresas que precisam anunciar - Assim como a TV faz. Quanto mais pessoas conectadas, mais audiência e mais interesse das marcas.
Ao entender isso, fica claro que as plataformas não podem entregar seu conteúdo organicamente para todos seus seguidores. Primeiro porque não há viabilidade física. Segundo porque fazendo isso eles não terão o que vender.
Mas por que a entrega orgânica das LIVES continua alta e o resto dos formatos não?
Porque ainda temos poucas pessoas usando. Sempre que uma plataforma lança um recurso ela aumenta naturalmente a sua entrega como forma de divulgá-lo. Assim mais pessoas ficam sabendo dela e podem adotá-la. Foi assim ao lançar os Stories, O IIGTVe agora as LIVES.
Em breve, sua entrega orgânica será reduzida assim como outras ferramentas da plataforma - isso já vem acontecendo se comparado a meses atrás. Lembre-se: quem chega antes, bebe água limpa. Aproveite esse momento. Amanhã pode ser tarde demais.
Tudo bem, Eduardo. Eu entendi a importância das Lives e entendi como elas funcionam. Mas eu não tenho ideias do que fazer! Pior do que isso: minha empresa não tem uma “cara”, alguém que fale por ela.
Inicialmente reavalie o fato de sua empresa não ter uma pessoa que responda pela marca nas redes. Redes sociais são feitas por pessoas e para pessoas.
O público quer se conectar com outras pessoas, não com marcas. Pense nas 5 marcas que você mais consome e avalie quantas vezes você acessou - por sua conta - o perfil delas nos últimos mese Você perceberá que quase nunca, ou nunca. Mas com certeza você já acessou diversas vezes o perfil daquela sua amiga ou dos influenciadores X, Y e Z.
Mas vamos lá, um problema de cada vez. Segue abaixo uma lista de temáticas que sua empresa pode adotar e começar hoje mesmo a produzir LIVES:
A dica número um é dar voz à sua audiência. Pergunte o que eles querem ver. Abra uma caixinha de perguntas e veja quais temáticas eles trarão.
Caso ainda assim você continue sem inspiração, veja minha lista de temáticas que podem ser abordadas em Lives. Note que nem todas se aplicam a todos os negócios. Avalie o que tem mais fit com sua empresa / audiência e mãos à obra!
* Crie listas Top 10;
* Mostre os últimos lançamentos;
* Mostre as reposições (produtos que retornaram ao estoque);
* Mostre o produto sendo utilizado (uma roupa, estilo provador);
* Mostre detalhes de produtos específicos (detalhes que o cliente não consegue perceber apenas vendo fotos ou lendo descrições);
* Entreviste um especialista relacionado ao interesse da sua audiência (nutricionista, médico, personal trainer, professor, etc);
* Permita que um especialista assuma o perfil e faça um conteúdo em primeira pessoa;
* Ensine algo (um treino de exercícios, uma receita, uma atividade manual, etc);
* Bastidores. Faça um tour pela empresa e mostre os departamentos / processos;
* Responda dúvidas recorrentes da sua audiência. Peça ao time de atendimento uma relação dessas dúvidas;
* Bate papo com clientes - Perguntas e Respostas livres - recomendado para audiência mais engajada;
* Conte a história de algum cliente e mostre como ele teve uma transformação através do seu produto (emagrecimento, saúde, etc);
Bônus:
1 - Antes de ligar a câmera tenha muita atenção no ambiente: o plano de fundo que irá aparecer e os barulhos. Prefira sempre um fundo neutro ou que se adeque à identidade visual da sua empresa e priorize ambientes silenciosos e que não produzam eco. A LIVE é feita de áudio e vídeo. Capriche nesses 2 quesitos.
2 - Faça uma chamada para ação. Peça para a audiência te seguir, se cadastrar, comprar o produto e etc. Quando você não incentiva essas ações, as chances delas acontecerem são mínimas.
3 - Divulgue que vai rolar a LIVE e coloque o "Adesivo" para sua audiência clicar e receber a notificação. Você também pode aproveitar essa divulgação para colocar uma caixinha de perguntas (para os clientes escreverem o que querem ver).
4 - Salve a LIVE. Assim ela fica disponível por mais 24 horas no seu perfil e mais pessoas terão contato com esse conteúdo!
5 - As LIVES tem limite de 1 (uma) hora de duração. Ajuste seu conteúdo para caber nesse tempo.
Como sua empresa está agindo durante esta quarentena? Vamos compartilhar outras dicas e informações importantes aqui no blog e em nosso perfil no Instagram. Aproveite para nos seguir por lá também.