Atualmente passamos muito mais tempo de nossas vidas em chats do que falando em telefones, seja no WhatsApp, no Facebook Messenger ou em demais aplicativos. Conversar via texto faz cada vez mais parte de nossas vidas sendo uma forma de contato psicologicamente mais fácil e agradável.
Ter ferramentas como o Whatsapp Web ou o JivoChat em seu e-commerce te permite atender aos clientes em momentos agudos de sua jornada, os ajudando em dúvidas pontuais sobre produtos, tabela de medidas, formas de pagamento, procedimentos de troca e inúmeras outras situações.
Isso aumenta de forma significativa a conversão de sua loja virtual, evitando que clientes a abandonem por falta de informação ou por simplesmente não conseguir tirar uma dúvida importante antes de decidir pela compra.
Através do chat não há telefone ocupado, não há custos de ligação e o cliente consegue contato com um operador em poucos cliques, isto ajuda a diminuir o tempo de resposta, tornando assim seus clientes mais satisfeitos.
Vantagens de possuir uma ferramenta de chat em sua loja virtual:
1 - Aumenta a produtividade da sua equipe
Em comparação com uma chamada telefônica, um operador pode atender muito mais clientes ao mesmo tempo. Isto permite que a sua equipe atenda um público potencial muito maior, aumentando a produtividade e melhorando os resultados do seu negócio.
2 - Permite atender clientes de outros idiomas através de tradução simultânea
Ferramentas como o JivoChat contam com tradução automática. Seu cliente digita em seu idioma nativo e o operador recebe a pergunta em português. Assim não é necessário contratar especialistas em outros idiomas para responder chats vindos de outros países.
3 - Esteja disponível para seus clientes a qualquer momento
Ferramentas como o JivoChat possuem aplicativo para celulares iOS e Android. Eles permitem a você responder os chats de seus clientes a qualquer momento, tanto no celular como no tablet. Assim você pode ter uma equipe de plantão fora da empresa mantendo-se conectado de qualquer lugar, inclusive aos finais de semana.
4 - Mensure o volume e a qualidade dos atendimentos
Através de relatórios, você pode controlar o horário de atendimento da equipe, o tempo de resposta aos clientes, entre outros parâmetros. Além disso, você tem acesso ao histórico dos chats realizados, incluindo as avaliações da qualidade do trabalho do seu time.
5 - Use mensagens pré definidas
Através da configuração de mensagens pré definidas os operadores podem responder às perguntas frequentes com apenas um clique. Isto reduz drasticamente o tempo de resposta e elimina a necessidade de ter que escrever a mesma mensagem repetidas vezes.
6 - Guie o cliente que não encontra um conteúdo específico
Envie links de páginas específicas para seu cliente através do chat, assim o operador a mostrar ao cliente uma parte específica do seu site, caso o cliente não consiga encontrá-lo (um produto específico por exemplo). O Indicador ajuda os seus clientes a não se perderem em seu website.
7 - Convite pró ativo
O JivoChat permite que você convide os clientes que estão navegando pelo site para um bate-papo. É uma forma de receber feedback da sua audiência. Entender como pensa o seu cliente e definir sua jornada dentro do seu e-commerce.
Aproximadamente 70% das conversas nos sites são iniciadas pelos convites pró-ativos. Configure os convites pró-ativos para as suas páginas e ofereça ajuda aos seus visitante no lugar certo e na hora certa.
Também é importante destacar o baixo investimento mensal para utilizar uma ferramenta desse tipo. Não é necessária a compra de nenhum software e a operação se dá através do pagamento de uma pequena mensalidade.
Se a sua empresa ainda não contratou nenhuma ferramenta de chat profissional, nós sugerimos a JivoChat clique aqui para contratar e comece a colher os frutos que uma poderosa ferramenta como essa pode trazer para seu negócio!
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