Isso é fato! Quanto melhor a sua taxa de conversão, melhor é o seu marketing. O aumento da taxa de conversão de um e-commerce é indicativo de que está no caminho certo. E é uma das melhores maneiras de medir o desempenho de suas campanhas de publicidade. Neste artigo vamos entender o que é taxa de conversão, como calcular essa taxa e, o mais importante, dicas de como fazer para aumentá-la.
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é uma métrica usada para acompanhar uma meta predeterminada, ou seja, o quanto da sua audiência realmente converte e gera resultados para o seu negócio, por exemplo, concluir uma compra no seu e-commerce.
Ao contrário da taxa de cliques ou do custo por clique, a taxa de conversão demonstra o quanto seu marketing é bom para fazer com que as pessoas façam o que você quer que elas façam. Chamamos isso de “conversão” no mundo do marketing virtual.
Como faço para calcular a taxa de conversão?
Mantenha a calma! Não é nenhum “bicho de sete cabeças” fazer esse cálculo, embora bastante importante para verificar o resultado de sua estratégia de marketing e identificar outras oportunidades.
A taxa de conversão é uma ótima métrica para avaliar o desempenho de quase todos os aspectos do seu marketing on-line, nada mais é que a proporção de conversões geradas para o número de visitas. Basta dividir o número de visitas pelo número de conversões, como na fórmula abaixo:
Taxa de conversão = (número de vendas) : (total de visitas) X 100.
Por exemplo: se o seu site teve 28.000 visitas em um determinado período e efetivou 700 transações, a taxa de conversão será de 2,5%.
Além disso, é importante lembrar que uma conversão nem sempre é a mesma coisa que uma compra. Embora a taxa de conversão seja uma métrica útil, o objetivo da maioria do marketing não é produzir conversões - é produzir vendas.
CONHEÇA 5 DICAS DE COMO AUMENTAR A CONVERSÃO DE SEU E-COMMERCE.
Dependendo do seu meio de publicidade, há várias maneiras de fazer isso:
CUPONS DE DESCONTO: uma maneira muito eficaz porque oferece vantagens para o cliente. Muito cuidado em não comprometer os seus ganhos. É preciso ficar atento ao percentual de desconto, ao tempo - se será limitado ou permanente – e forma de pagamento. Uma boa porcentagem de desconto varia entre 5% até 50%, de acordo com o tipo de serviço, produto e objetivo da promoção. O legal do cupom é que ajuda na fidelização do cliente.
FRETE GRÁTIS: O uso do frete grátis sempre ajudou muito a aumentar as vendas do e-commerce, principalmente aquelas onde o valor do frete excede o valor dos produtos. Embora seja uma ótima ferramenta para fechamento de vendas, é preciso ter muito conhecimento sobre frete para não perder demais. Mas é fato que o frete sendo grátis a sua conversão vai estar em alta.
Manutenção das redes sociais: Pesquisas mostram que cerca de 87% dos clientes de e-commerce afirmam que as redes sociais desempenham um papel importante em ajuda-los a tomar uma decisão de compra, portanto, fique atento no público de suas redes sociais. É um público que gosta de interagir, de respostas rápidas e espera por conteúdos relevantes. A rede social está em constante crescimento e tornou o comercio social uma das características mais importantes das compras online. Por isso, é de extrema importância que todo e-commerce saiba aproveitar as plataformas de mídia social e sua base de usuários.
Ofereça conteúdo de qualidade: Pensar em conteúdos relevantes para seu cliente é uma boa estratégia para aumentar a taxa de conversão. Cada vez mais, empresas de diferentes portes estão aderindo aoInbound Marketing para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência, ou seja, primeiro você realiza ações para atrair o cliente para seu blog, página ou site e a partir do momento que ele vem até você, começa um trabalho de relacionamento através de e-mail marketing. Pronto! Esse é o momento de mostrar conteúdo bem personalizado e focado no que o seu cliente espera. Um conteúdo de relevância, educa sua audiência sobre o segmento de seu negócio e cria um relacionamento com ele. Mais tarde você cria também uma relação de fidelidade e desperta o interesse do cliente em estar sempre recebendo seus e-mails.
Gatilhos mentais: Para uma boa conversão é necessário um excelente poder de persuasão. Os gatilhos mentais são elementos que usamos para convencer os usuários sem que eles percebam. Para usar um determinado gatilho você precisa primeiro entender o que seus clientes associam à dor e ao prazer. Este é um ponto importante a ser lembrado em qualquer mensagem de marketing: para influenciar alguém, você precisa saber o que já o influencia. Você descobre isso esclarecendo quem é seu público.
Nossas mentes decidem o que comprar. Então, se você sabe como as mentes funcionam, você tem o poder de influenciar as decisões que elas tomam.
Segue abaixo alguns tipos de gatilhos que você poderá usar e de diferentes formas:
Escassez:oferecer poucas unidades de um produto dá a sensação de que ele é popular e de grande valor. A exclusividade (ou escassez) de um produto faz com que as pessoas paguem mais por ela. Isso serve também para aumentar o valor agregado de um produto. Esse gatilho é uma grande estratégia de Marketing. Novidade:Nós, como seres humanos, amamos a novidade. Neurologicamente, foi demonstrado que a exposição a algo novo e desconhecido aumenta a liberação de dopamina no cérebro. A novidade faz nossos cérebros sentirem que há uma possibilidade de recompensa esperando por nós ao virar a esquina. Esse potencial de prazer nos motiva a procurá-lo. Curiosidade:Nossa curiosidade não apenas inspira a ação, mas também aumenta a atividade nas partes do cérebro associadas ao prazer. A curiosidade irá garantir que seus clientes potenciais abram seus e-mails, leiam o seu conteúdo e comprem seus produtos. Autoridade:A autoridade é um dos gatilhos psicológicos mais assustadores por ser muito poderosa. Ao reagir à autoridade de maneira automática, há uma tendência a fazê-lo frequentemente em resposta aos meros símbolos da autoridade, e não à sua substância, ou seja, as pessoas não apenas respondem à autoridade legítima, elas também respondem à aparência dela. Um exemplo claro é como as empresas do setor de saúde, suplementos ou perda de peso usam endossos de profissionais médicos com credenciais impressionantes. Agora que você sabe o que é taxa de conversão e como usá-la a seu favor aumentando e potencializando suas ferramentas para aumentar a conversão do seu e-commerce, é hora de colocar os dados da taxa de conversão para trabalhar para você.
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Boas vendas!