Antes de listarmos as principais diferenças entre loja física e loja virtual, precisamos analisar um pouco das mudanças de comportamento dos compradores nos últimos anos. Uma dessas mudanças - talvez uma que mais faça diferença - é o crescimento do uso de smartphones. Segundo pesquisas, no Brasil, 86% dos consumidores de moda brasileiros disseram que usam seus smartphones enquanto compram numa loja física.
Esses dados mostram que nossa realidade online e offline começou a se misturar ao longo dos anos, o que faz com que ter uma presença online relevante seja cada vez mais importante. Você que já tem uma loja física, já parou para pensar sobre sua presença na internet?
Sabemos que muitos empresários têm dúvidas sobre as diferenças entre loja física e virtual, mas a grande verdade é que uma não anula a outra. Ambas têm grande importância para o mercado e para sua marca. Para tirar suas dúvidas, vamos tratar alguns pontos importantes sobre a diferença entre as duas. Confira.
Tracking
Uma das grandes vantagens da loja virtual é a possibilidade de saber de onde seu visitante veio e como encontrou sua loja. Saber quais categorias e produtos ele acessou, quais produtos ele gostou (colocou no carrinho) e a possibilidade de criar campanhas de remarketing para aqueles que não compraram.
Agilidade
A agilidade que o cliente possui para encontrar seus produtos preferidos na loja virtual é outra grande diferença do mercado online. Todos os produtos estão a um clique do cliente. A categorização e a busca da loja virtual permite que o cliente encontre o que está buscando rapidamente, o que também facilita a venda.
Escala
Pense no dia de melhor movimento de sua loja física. O Natal poderia ser um exemplo, certo? Quantas pessoas entraram na sua loja nesse dia? Você consegue aumentar esse número 10x? 50x? Provavelmente não. No e-commerce você consegue aumentar o tráfego da loja e ganhar mais escala de vendas. Quando você define seu modelo de vendas, entende o fluxo de tráfego x taxa de conversão x ticket médio você consegue escalar melhor seu negócio.
Estoque
Existe um grande diferença entre o estoque de lojas físicas e lojas virtuais. No e-commerce é interessante ter uma menor variedade e maior profundidade de produtos. Afinal, a maioria dos clientes que chega na sua loja virtual vêm através de anúncios de alguns produtos específicos, portanto, já tem uma ideia mais clara do que vão adquirir ali.
Na loja física o processo é bem diferente. Nesse caso, é preciso ter uma maior variedade e menor profundidade de produtos. Primeiro o cliente entra em sua loja física e depois decide o que quer comprar.
E-commerce no Brasil
Segunda dados de pesquisas , em 2018 haviam 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no Brasil. Um número expressivo que mostra o sucesso desta plataforma de vendas no país.
Além disso, segundo pesquisa do Google, as vendas por e-commerce irão dobrar em cinco anos, chegando a R$85 bilhões. Até 2021, o crescimento do setor será, em média, 12,4% ao ano. Somente em 2018, foram registrados 123 milhões de pedidos online feitos em diversos sites de variados setores.
Como dissemos no início do texto, ter um e-commerce não significa que você precise fechar sua loja física. Um empreendimento não cancela o outro, porém, para quem pensa no sucesso a longo prazo, é preciso pensar na presença online.
Para ter um e-commerce de sucesso é preciso ter uma estratégia de marketing muito bem traçada, além de uma logística organizada, um branding bem trabalhado, investimento em anúncios e alguns outros detalhes que fazem toda a diferença.
Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato com nosso time de especialista e entenda a fundo a necessidade de estar presente no e-commerce para garantir um futuro online para sua empresa.