Diante de tantas pesquisas por aí falando sobre a dominação do Mobile First sobre o desktop, é claro que o seu e-commerce não pode ficar fora dessa! Não importa onde seu e-commerce esteja no processo de desenvolvimento da Web, você precisa entender a importância do primeiro design para dispositivos móveis.
Você já deve ter ouvido falar sobre design responsivo e otimizado para celular. Engano pensar que todos são iguais. Apesar de terem relativas semelhanças, são diferentes. Conheça as diferenças e os benefícios que podem impactar no tráfego geral, na captura de leads e nas conversões.
Vamos entender primeiro o que é Mobile First Design. Em 2010, no Mobile World Congress, o CEO da Google, Eric Schmidt, afirmou que os designers devem seguir a regra “mobile first” no design de produtos.
O que é o Mobile First Design?
Para entender melhor o conceito de mobile-first design, você deve conhecer, primeiro, o conceito de Web design responsivo.
- Web design responsivo: é um método de web design que permite que a web se ajuste automaticamente às telas de diferentes dispositivos, exibindo o conteúdo de forma que as pessoas se sintam confortáveis. Isso reduz muito as operações dos usuários, como panorâmico, zoom e rolagem ao navegar na web.
A necessidade do Mobile First Design se deu assim que o uso da internet móvel ultrapassou o uso de desktops em 2016. As pessoas passaram a usar os aparelhos móveis para acessar a internet. No início de 2012, as vendas de smartphones superaram as vendas de PCs.
Existem hoje, mais de 1,2 bilhão de usuários da web móveis em todo o mundo. Nos EUA, 25% dos usuários da Web para dispositivos móveis são apenas para dispositivos móveis (eles raramente usam uma área de trabalho para acessar a Web). Outra informação importante é que os aplicativos móveis foram baixados 10,9 bilhões de vezes, ou seja, as vendas de dispositivos móveis estão aumentando em todos os setores, com mais de 85% dos novos aparelhos capazes de acessar a Web móvel.
Com essa explosão, foi necessário que os designers prestassem atenção ao terminal móvel e seguissem a regra "primeiro para dispositivos móveis" no design de produtos. O Mobile First Design compreende a criação de uma solução adequada para dispositivos móveis, ou seja, criar recursos com acessos em smartphones e outros dispositivos móveis, pensando também nos desktops.
A intenção é de entregar opções de valor ao usuário, levando em consideração suas expectativas e necessidades. Resumindo, o princípio “mobile first” tem um papel importante no design de produtos. Por um lado, ajuda a economizar tempo de design de produto e melhorar a produtividade dos projetistas. Por outro lado, isso força os projetistas a prestar mais atenção ao conteúdo de um produto, o que os ajuda a criar designs simples e práticos.
Com a internet cada vez mais móvel, os telefones celulares com poder de processamento muito mais rápido que o desktop comum, os sites precisam ser responsivos e compatíveis com as alterações que vão surgindo aceleradamente para se manterem atualizados.
Fique atento para não perder nenhuma oportunidade de alcançar seu público alvo.