Você sabe o que são Gatilhos Mentais?
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com as emoções e percepções sociais presentes em todos os seres humanos.
Como você deve saber, o funcionamento do cérebro humano é bastante intrigante. Basicamente, existem duas partes que são as responsáveis pelo processamento de toda informação que recebemos, uma é o SISTEMA LÍMBICO (responsável por nossas emoções) e outra é o NEOCORTEX (responsável por processar as informações lógicas e racionais).
O que a maioria das pessoas não sabe é que nós tomamos decisões inicialmente com a parte emocional do nosso cérebro e só depois as justificamos com a parte racional.
Os gatilhos mentais trabalham exclusivamente nessa área emocional do nosso cérebro.
Abaixo, listei os gatilhos mais relevantes para uma operação de e-commerce. Leia e depois veja se sua loja virtual está aproveitando todo o potencial desse recurso!
Gatilho Mental #1: Segurança
O cliente, ao acessar seu e-commerce pela primeira vez não tem certeza que sua empresa é seria e que irá cumprir com o acordo (enviando produtos, tendo sigilo com os dados, cumprindo os prazos e etc). Portanto ele deve ser informado em setores pontuais do site que este é um ambiente seguro e que a compra pode ser realizada sem maiores problemas.
Como aplicar:
- Contrate um certificado de segurança SSL.
- Coloque os selos de segurança que o site possui no rodapé.
- Repita os selos de segurança e coloque imagens relacionadas a um cadeado junto ao carrinho de compras e as páginas de checkout.
Gatilho Mental #2: Prova Social
Temos necessidade de pertencer a grupos. E quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude. Nos sentimos mais seguros em saber que não estamos sozinhos.
Como aplicar:
- Exiba depoimentos de clientes sobre o site.
- Exiba avaliações dos produtos escritas por clientes reais.
- Tenha uma boa base de fãs no Facebook.
- Tenha bastante seguidores no Instagram.
- Poste nas redes sociais imagens de clientes usando seu produto.
- Exiba na página do produto, quantos já foram vendidos.
Gatilho Mental #3: Novidade
Quando somos expostos a algo novo, há um aumento na liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Sempre buscamos novidades e temos uma tendência a ignorar o que é antigo ou ultrapassado.
Como aplicar:
- Lance periodicamente novos produtos e novas coleções.
- Separe os novos produtos em páginas exclusivas.
- Crie banners destacando o lançamento de novos produtos.
Gatilho Mental #4: Escassez / Urgência
As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso e difícil de conseguir. Quanto mais abundante algo é, subjetivamente, menos ele vale. Outra variável é demonstrar que a ação a ser tomada possui urgência, uma vez que os recursos / produtos são limitados ou escassos.
Como aplicar:
- Crie promoções com período limitado e deixe isso claro na comunicação. Exemplos: “Só até hoje”, “Sua última chance”, “Hoje é o último dia”.
- Use e abuse da maior promoção de urgência da internet a BLACK FRIDAY.
- Exponha junto aos seus produtos quantos ainda restam disponíveis.
Gatilho Mental #5: Paradoxo da escolha
Com muitas opções você pode atrair mais pessoas, mas é provável que venda mais se oferecer menos produtos e menos escolhas de uma só vez. Evite que seu cliente tenha que passar por páginas e preencher dados em formulários desnecessários.
Como aplicar:
- Simplifique o processo de cadastro de clientes solicitando apenas as informações extremamente necessárias.
- Ative o login via Facebook com 1 clique.
- Exiba os produtos do catálogo de forma organizada e padronizada, facilitando a identificação dos produtos e suas categorias. Evite confusão.
- Exiba filtros na página de produtos para que o cliente possa segmentar sua busca e achar o que procura de forma mais rápida.
Gatilho Mental #6: Garantia
As garantias são essenciais para minimizar a dor de sair de uma zona de conforto e tomar uma atitude.
Como aplicar:
- Tenha uma política de Trocas e Devoluções bem definida.
- Ofereça a primeira troca grátis (custos de envio - PAC reverso).
- Exiba a política de trocas no carrinho de compras e no checkout.
Gatilho Mental #7: Autoridade
Quem é tratado como autoridade, é respeitado e levado a sério.
Como aplicar:
- Contrate um garoto propaganda muito reconhecido pelo público e que seja bem visto pela sociedade.
- Contrate um(a) modelo que tenha relação com o seu produto e que seja conhecido(a) por isso. Exemplos:
- Se você trabalha com moda fitness, tenha uma modelo reconhecida por ter um corpo legal e uma rotina fitness. Ela seve ser uma inspiração para os clientes.
- Se você trabalha com produtos para bebês use como garota propaganda uma mãe que seja reconhecida pela sociedade como um bom exemplo de mãe.
Gatilho Mental #8: Relação Dor x Prazer
Conheça as maiores dores e desejos do público-alvo, já que nem todas as pessoas possuem problemas e prazeres semelhantes.
Como aplicar:
- Apresente os benefícios e as soluções que seu produto oferece para os problemas dos clientes. Exemplo:
- Uma calça que "esconde" as celulites.
- Um produto que elimina a calvice.
E aí, isso fez sentido para você?
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