Num cenário onde o comportamento dos consumidores está em constante mudança, os empreendedores precisam, a todo tempo, se reinventarem para descobrirem novas estratégias de vendas.
Duas dessas estratégias são a Segmentação e o Posicionamento. Antes de seguir com o texto, vamos entender o que são essas ferramentas tão poderosas no mundo do marketing.
O que é Segmentação de mercado? A segmentação de mercado consiste em identificar, num mercado heterogêneo, um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos, ou seja, pegar um grande grupo e dividir em grupos menores, que possuem alguma característica em comum, formando assim novos grupos menores com o mesmo padrão de consumo, geográfico, étnico, gênero, etc. Só após feita essa segmentação é que, assertivamente, pode-se impactar cada grupo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.
No que consiste o Posicionamento? Posicionamento de Mercado é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores. Como afirmou Philip Kotler: “Posicionamento é mostrar para seu público-alvo, qual é a diferença entre você e seus competidores”. E como isso funciona na prática? Para que isso se desenvolva de uma maneira prática, devemos trabalhar em cima da seguinte fórmula: Posicionamento = Segmentação+Diferenciação, ou seja, para uma empresa realmente definir seu posicionamento no seu mercado, essa análise deve ser realizada com atenção redobrada e muito cuidado.
COMO IDENTIFICAR SEU SEGMENTO E SE POSICIONAR ASSERTIVAMENTE NO MERCADO
Indiscutivelmente, uma das tarefas mais difíceis e fundamentais para o departamento de marketing de uma empresa, é ocupar os melhores posicionamentos no mercado.
Primeiro ela precisa conhecer bem o seu púbico alvo, entender o comportamento do seu persona, para depois preparar toda uma estratégia e ações de marketing. Isso é segmentação de mercado. Dividir o público de potenciais consumidores em diferentes grupos, através de características, comportamento, hábitos de consumo, preferências, necessidades e desejo.
Com todos esses dados colhidos, é hora de colocar a cabeça pensante e criativa para trabalhar. Depois de definido os segmentos é preciso estabelecer uma estratégia para a diferenciação do produto em relação a concorrência de acordo com variáveis que julguem essenciais para o consumo final. Uma das ferramentas para definição dessas variáveis pode ser a pesquisa de mercado com potenciais compradores, gerando vantagens competitivas para potencializar as vendas.
COMUNIQUE-SE COM SEU PÚBLICO ALVO
Um bom empreendedor de e-commerce precisa conhecer bem seu público alvo, ou seja, entender o que seu cliente deseja, qual o seu perfil, gostos e costumes. Isso é fundamental para que seu negócio tenha sucesso.
Por exemplo, se você tem um produto para um público “classe A”, a comunicação será diferentemente distinta em relação ao público “classe C”. Lembremos da teoria da comunicação: “Para ser bem compreendido é preciso falar a linguagem do seu receptor.”Isso vale também para o mercado virtual.
Se você trabalha com um produto específico, esse produto também tem pessoas específicas que o consomem. Não adianta “dar tiro para todo lado” sem mirar o que você quer atingir, ou seja, foque no seu cliente, no seu perfil, observando a classe econômica e social, seus costumes, hábitos de consumo, onde anda, o seu comportamento de compra. Pessoas com perfis semelhantes, consomem produtos também semelhantes.
Quanto maior o número de informações você conseguir do seu público alvo, maior a chance de você identificá-lo mais rapidamente e consequentemente,vender o seu produto ou serviço, trazendo sucesso e prosperidade para o seu negócio ou e-commerce.
Outra grande vantagem em traçar o perfil exato do seu cliente, além de ser capaz de traçar estratégias mais eficientes, cujos resultados terão maiores chances de impactar positivamente seu negócio, é que isso evitará com que invista recursos em ações mal direcionadas, fazendo com que você redimensione melhor os gastos da empresa, ou seja, economia de tempo e dinheiro!
Enfim, toda a comunicação e as ações serão diferentes a partir do momento em que você descobrir sua audiência, seu público. Isso irá interferir na identidade e linguagem do seu negócio, no tipo de conteúdo que você irá produzir e promoções que irá fazer.
Então, agora que você sabe da importância que a segmentação e o posicionamento tem sobre o resultado do seu negócio, que tal dar o próximo passo e tentar definir seu público alvo? Aproveite para comentar, curtir e compartilhar em sua rede social.
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