Pequeno, médio ou grande? Sabia que esses tamanhos podem variar muito e ser fator decisório para um cliente do seu e-commerce comprar ou não uma roupa? Como fazer para vender roupas online e explicar como o seu vestuário se encaixa sem sobrecarregar ou confundir o cliente?
Não se desespere! Se isso tem sido um desafio para você no seu e-commerce, aja rápido e crie logo sua tabela de medidas.
O problema de não ter uma tabela de medidas na sua loja virtual é que, se você vende vestuário com tamanhos mais genéricos ou mesmo numéricos, nenhum deles é completamente padronizado. Qualquer cliente experiente dirá que um vestido de tamanho G em uma loja pode se encaixar de maneira muito diferente de um vestido de tamanho G encontrado em uma loja concorrente. Isso é um grande problema das lojas que vendem exclusivamente on-line, pois seus clientes não têm a oportunidade de experimentar as roupas como numa loja física.
A solução para aumentar a confiança do cliente, aumentar as vendas e reduzir as devoluções e trocas é criar uma tabela de medidas de tamanho bem abrangente. Aliás, não há nada tão frustrante para quem compra através do e-commerce, que esperar o produto que não se encaixa.
Como diz Morgan Linton, co-fundadora da Fashion Metric, empresa que oferece ferramentas de dimensionamento para varejistas de vestuário: "Quando os compradores têm que adivinhar, uma das duas coisas acontece: eles não compram, ou compram dois ou três tamanhos e devolvem os que não se encaixam. Ela acrescenta também que a taxa de retorno das compras online gira em torno de 28% por problemas de adaptação.
Ter uma tabela de medidas abrangente também pode ajudar a proteger você como comerciante de uma loja online, especialmente se você oferecer produtos feitos sob medida. Ter um guia de medidas, juntamente com um bem redigido Termo de Serviço, pode te assegurar quando um cliente quiser devolver um produto.
Outro detalhe importante quando for criar a tabela de medidas, é incluir tamanhos de uma variedade de regiões, isso pode fazer a diferença quando se fala em “troca de mercadoria”.
Não importa se você está criando uma tabela de medidas a partir do zero ou avaliando a qualidade de sua tabela já existente, vou deixar cinco dicas para você avançar na criação de uma tabela mais eficaz para os seus clientes:
5 DICAS DE COMO CRIAR UMA TABELA DE MEDIDAS PARA SEU E-COMMERCE DE MODA
1 - Certifique-se de que seus tamanhos são facilmente compreendidos Os clientes precisam de perspectiva e escala ao fazer compras on- line, exatamente por não terem a certeza de como as roupas vão se encaixar na primeira vez e ter uma referência para comparação com o tipo de corpo deles e assim se sentirem confiantes em sua compra.
Por exemplo, se sua roupa vem nos tamanhos pequeno, médio e grande, forneça tamanhos numéricos comparáveis, como idade: de 12 a 14 anos para médio. Você também pode incluir medidas comuns, como comprimento, em centímetros.
Uma “inverdade” é o tamanho único. Nunca use essa medida. Vai acabar perdendo seu tempo explicando ao seu cliente em quais tamanhos essa peça será adequada. Se você oferecer mais de um tipo de vestuário, ofereça uma tabela para cada tipo de produto, por exemplo, uma para tamanhos de camisa social e outra para tamanho de sapatos. O mesmo vale para quem vende roupas para mulheres, homens e crianças. Certifique-se de criar tabelas de tamanhos separados para cada um.
2 - Dê informações que não exigem medições A maioria dos compradores não sabe sua medida corporal, portanto, certifique-se que sua tabela não dependa apenas dessas informações. Muitas pessoas não têm fita métrica em casa, e agora? Existem softwares que usam um algoritmo para prever o tamanho de um cliente, analisando sua altura, peso, idade e tamanho do calçado.
É importante incluir informações de altura e peso em sua tabela de medidas, bem como informações sobre o corte do item, como ajustadas ou soltas, para que os clientes saibam que o item poderá ser facilmente ajustado para o tamanho ideal de cada um.
3 - Coloque informações das medidas na foto do produto Se um cliente estiver interessado em um produto, não o faça pesquisar no site pelo guia de dimensionamento. A melhor maneira de compartilhar informações de suas medidas é incluí-la na foto do produto ou ter um link que crie um pop-up na tela ou leve-o diretamente à guia de medidas do produto. A ideia é evitar que os clientes deixam a página do produto e perder a venda.
4 – Adicione um elemento de tamanho aos comentários do cliente Procure fazer uma pesquisa de satisfação do cliente que comprou a roupa, por exemplo, e ficou satisfeito com a adequação da roupa. Depois peça para ele compartilhar sua experiência nos comentários. Isso pode ajudar você a fechar mais vendas. Pode ser sugerido uma classificação dos produtos como pequenos, grandes ou certos.
Essas alternativas podem ajudar seus clientes a tomar a decisão de comprar o produto, aumentando sua confiança no tamanho real do produto.
5 - Esteja disposto a aceitar devoluções Embora sua política de devolução seja uma parte diferente da experiência de compra, isso afetará a maneira como os clientes se sentem em relação a encontrar o tamanho certo e fazer uma compra. Ter uma política de devolução flexível e clara pode aumentar a confiança do cliente de que, mesmo que eles peçam um produto que não se encaixe corretamente, eles poderão obter o tamanho correto ou o dinheiro de volta.
Aceitar devoluções e trocas no seu e-commerce também é uma maneira inteligente de manter os clientes confiantes de que eles terão o tamanho certo. Deixe essa informação de troca bem evidente na sua loja online para que o cliente visualize com facilidade. Para quem tem loja online e física, é uma ótima opção deixar que troquem os produtos comprados online, na loja física. Essa é uma opção atraente, pois os clientes podem querer um reembolso imediato (em vez de esperar que as devoluções sejam entregues pelo correio) ou podem querer garantir que possam trocar um item pelo tamanho correto. De qualquer forma, facilitar os compradores ativando essa opção pode aumentar a confiança no quesito “tamanho certo” para eles.
Siga esses cinco passos e depois me conte! Seu cliente ficará satisfeito com a compra e você, com uma taxa de retorno reduzida. Além de fidelizar seu cliente, transformando-o em um feliz e fiel comprador.
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